Os quatro tipos de amor descritos na bíblia

Escrito por Fala Cristão
em novembro 3, 2021

Compartilhe agora mesmo:

Antes de apresentarmos os quatro tipos de amor descritos na bíblia, queremos lhe mostrar uma breve reflexão sobre o que a bíblia fala sobre amor.

Deus criou o mundo e tudo nele por amor, considerando que Deus é amor e nós somos feitos à sua imagem, é nossa responsabilidade refletir o amor de Deus em todas as nossas interações a partir do momento fomos concebidos.

A bíblia declara claramente que quem não ama não conhece a Deus porque deus é amor (1 João 4:8)

Jesus resumiu toda a escritura em dois mandamentos sobre o amor que é amar a Deus com todo o seu coração, alma e mente e ame seu próximo como a si mesmo.

Jesus explicou que todas as leis e os profetas dependem desses dois mandamentos de amor (Mateus 22 34 a 40).

A Bíblia diz-nos claramente que quando amamos uns aos outros, Deus vive em nós e seu amor se completa em nós (1 João 4 versículo 12)

O novo testamento, que foi originalmente escrito em grego, fala de diferentes tipos de amor. Os gregos usavam quatro palavras para distinguir entre diferentes formas e intensidades de amor, os quais são descritos como: Ágape, Philia, Eros e Storge.

Como cristãos, devemos nos familiarizar com essas quatro formas de amor que Deus designou para nós e os expressar nas diferentes situações de nossas vidas.

Descreveremos agora os quatro tipos de amor descritos na bíblia. Vamos explorar, brevemente, cada um deles, visando lhe dar maior entendimento e amplitude acerca do que distingue um do outro.

AMOR ÁGAPE

Amor Perfeito e incondicional de DEUS

os quatro tipos de amor descritos na bíblia

O mais alto nível de amor referenciado na bíblia, esta forma de amor é eterna e sacrificial.

Na tradução original em grego da passagem bíblica em que descreve que Deus é amor (1 João 4:8), a palavra ágape foi usada especificamente para identificar o tipo de amor que Deus incorpora.

A palavra agape é descrita de maneira pungente por Paulo em sua famosa descrição sobre o amor: o amor é paciente, o amor é bom, não inveja, não se vangloria, não é orgulhoso, não desonra os outros, não é egoísta.

O amor não se deleita com o mal, mas se alegra com a verdade, sempre protege, sempre confia, sempre espera, sempre persevera. O amor nunca falha.

É perfeito o amor de Deus

Em 1 Corinthians 13: 4-8, conforme a descrição de Paulo, deixa claro que é perfeito o amor que Deus comprovou ter por nós.

Este amor perfeito se individualizou quando Deus enviou seu único filho para ser sacrificado como expiação por nossos pecados.

Para que através de nossa crença em Jesus possamos ter a vida eterna (João 3 versículo 16).

Da mesma forma, Cristo também mostrou que um homem que ama a Deus deve viver sua vida de acordo com a vontade de Deus,

E provou Isso apesar da agonia emocional e física que Jesus sabia que o aguardava.

Ele nos instruiu a nos esforçarmos para amar também uns aos outros daquela maneira perfeita.

Sabemos disso porque a ordem de Jesus é de amar uns aos outros como o próprio Cristo nos amou (João 13 versículos 35).

Embora amar uns aos outros como Jesus nos amou possa parecer um cume inalcançável, dadas nossas fraquezas humanas. Uma pessoa que ama possui uma meta honrada que devemos nos esforçar para alcançar em nossas palavras e ações ao longo da vida.

Veja Também 92 versículos que falam sobre amor na bíblia

Você pode ver mais sobre o amor ágape aqui

AMOR STORGE

Amor pelos familiares e pessoas próximas

os quatro tipos de amor descritos na bíblia

O amor Storge  é o tipo de amor descrito na bíblia usado para descrever o amor familiar.

Esta palavra descreve o tipo de amor profundo e o vínculo afetuoso que se desenvolve naturalmente entre pais e filhos, maridos e esposas, irmãos, bem como outras pessoas que você pode considerar como família.

O amor que resiste a provações

Este tipo de amor pode resistir a muitas provações, é protetor e leal.

Interessante observar que enquanto o amor Storge não encontra palavras nas escrituras para descrevê-lo, categoricamente, o contrário, a palavra astergos, é usada na tradução grega das escrituras para significar “sem afeição natural”.

Podemos ver, por exemplo, na versão King James,  em  Romanos 1 versículo 31 Paulo avisa que durante o fim dos tempos as pessoas se tornarão tão egoístas que viverão sem qualquer sentido de afeição natural por sua própria família (astergos).

Segundo Timóteo 3 versículo 3, o amor por familiares é retratado na Bíblia pela preocupação demonstrada por Jairo por sua filha doente (Lucas 8 versos 40 a 56).

Também aparece no luto demonstrado por Martha e Maria por seu irmão Lázaro (João 11:1-44)

Figuras bíblicas que exibiram a ausência de amor Storge incluem Caim, quando ele atraiu e assassinou seu irmão Abel (Genesis 4 verso 1 a 11).

Também os irmãos ciumentos de José que venderam José como escravo (Gênesis 37 versículo 18 a 36).

AMOR PHILIA

Amor fraternal entre pessoas

os quatro tipos de amor descritos na bíblia

A palavra Philia é expressamente usada na bíblia e se refere ao calor e afinidade compartilhados por amigos íntimos quase como se esses amigos fossem irmãos de verdade.

Uma maneira memorável de pensar no amor Philia é vê-lo como uma demonstração do amor entre família aplicava a não membros da família.

O amor entre amigos, curiosamente, na tradução grega da passagem bíblica que nos diz para sermos devotados uns aos outros no amor, usa a palavra grega Philadelphia. A qual no instrui a amar o próximo como se fossem nossos irmãos (Romanos 12 versículo 10).

Jesus chorou por seu amigo

O amor Philia é visto nas escrituras na passagem sobre a ressurreição de Lázaro, nos é dito que Jesus chorou ao ver sua amiga Maria e outros chorando pelo morte de Lázaro (João 11: 33-35).

Ao ver Jesus chorando uma testemunha na passagem apontou a profundidade do amor de Jesus por Lázaro usando um derivado da palavra Philia para exclamar e ver como ele o amava (João 11:36).

AMOR EROS

Amor romântico da relação íntima entre homem e mulher

os quatro tipos de amor descritos na bíblia

Amor Eros refere-se ao amor romântico ou sexual, o amor sexual em si não é impuro.

Mas é um presente de Deus aos casais para que possam expressar seu amor um pelo outro e continue a raça humana. Curiosamente a palavra Eros, também, não aparece nas escrituras.

A Cantares, de Salomão, foi escrita para elogiar as virtudes do amor apaixonado entre marido e mulher. A canção de Salomão começa com os desejos, de uma noiva apaixonado por seu marido.

“Deixe-o me beijar com os beijos de sua boca, pois o seu amor é mais delicioso…” (Canteres 1 versículo 1 a 2).

Observa-se que Cantares deixa claro que Deus pretende que os casais se amem emocionalmente, bem como fisicamente.

Praticado com restrições

O amor Eros é o único tipo de amor que, se praticado sem restrições, pode se tornar um pecado.

A bíblia nos avisa que o amor Eros sem limites equivale à imoralidade sexual (1 Coríntios 6:18; Gálatas 5 versículo 19). Isso ocorre porque o amor Eros pode destruir relacionamentos se focar exclusivamente na gratificação pessoal de alguém.

Comunicamos o amor de maneiras diferentes e com diferentes níveis de intensidade dependendo da pessoa que está recebendo nosso amor como cristão.

O amor está no cerne de nossas crenças, por isso que devemos nos esforçar para despontar o amor em sua forma mais elevada a outra pessoa.

Esse é o amor como Jesus nos disse para fazer, afinal, é através do amor que permitimos que Deus habite em nós (1 João 4 versículo 12) e é através do amor que nos tornamos conhecidos no mundo como discípulos de Cristo (João 13:35).

Compartilhe agora mesmo:

Livro digital GRATUITO.

Entenda o que é e como Desenvolver sua Fé.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Criado por WP RGPD Pro