MATHEUS CAPÍTULO 3 – Comentado

Escrito por Fala Cristão
em julho 27, 2023

Compartilhe agora mesmo:

Matheus Capítulo 3

João Baptista prepara o caminho

1Naqueles dias, surgiu João Batista, pregando no deserto da Judeia.

2Ele dizia: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.

3Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías:
“Voz do que clama no deserto:
‘Preparem o caminho
para o Senhor,
façam veredas retas
para ele’ “.

4As roupas de João eram feitas de pelos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre.

5A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região ao redor do Jordão.

6Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

7Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem deu a vocês a ideia de fugir da ira que se aproxima?

8Deem fruto que mostre o arrependimento!

9Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

10O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.

11″Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

12Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”.

O baptismo de Jesus

13Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João.

14João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”

15Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.

16Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.

17Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, de quem me agrado”.

Mateus capítulo 3 comentado

Comentário:

Neste impactante capítulo da Bíblia, Matheus capítulo 3, conhecido o notável ministério de João Batista, o precursor do Messias, que emerge pregando fervorosamente no deserto da Judeia e proclamando: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo” (versículo 2 ). A mensagem de João encontra respaldo nas profecias do Antigo Testamento, conforme citação de Isaías: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele'” (versículo 3).

Este ousado profeta, vestimenta era feita de pelos de camelo e um cinto de couro, atraía multidões vindas de Jerusalém, Judeia e região ao redor do Jordão (versículo 5). Homens e mulheres, convictos de seus pecados, buscavam o batismo de João no rio Jordão como sinal de arrependimento (versículo 6).Contudo, João não poupava palavras duras para aqueles que vinham para o batismo sem genuíno arrependimento, chamando-os de “raça de víboras” e advertindo-os a produzirem frutos dignos de arrependimento (versículos 7-8).

Nesse contexto, João enfatiza que uma descendência física de Abraão não é suficiente para garantir a salvação, afirmando que Deus pode fazer surgir filhos de Abraão até mesmo a partir de pedras (versículo 9). Ele ilustra a iminência do juízo divino, comparando a árvore que não dá bons frutos e que está pronta para ser cortada e lançada ao fogo (versículo 10).

A superioridade de Jesus

O profeta João Batista reconhece a superioridade do Messias que viria depois dele, afirmando: “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo” (versículo 11).

Nesse contexto de expectativa, Jesus, o Filho de Deus, busca o batismo nas águas do rio Jordão, e João tenta resistir, sentindo-se indigno de batizá-lo. No entanto, Jesus afirma que é necessário cumprir toda a justiça e João concorda (versículos 13-15). Quando Jesus é batizado, os céus se abrem, o Espírito Santo desce sobre Ele como uma pomba, e uma voz celeste declara: “Este é o meu Filho amado, de quem me agrado” (versículo 17).

Palavras Relevantes de Matheus capítulo 3:

VersículoPortuguêsGrego (Transliteração)Hebraico (Transliteração)Significado
2Arrependam-seμετανοεῖτε (metanoéite)שׁוּבוּ (shuvu)Arrependam-se
7Raça de víborasγεννήματα ἐχιδνῶν (gennémata echidnōn)זְנֵי־נְחָשִׁים (zenei-nechashim)Raça de cobras venenosas
8Frutoκαρπὸν (karpón)פֵּרִי (peri)Fruto
10Árvoresδένδρον (déndron)עֵץ (etz)Árvores
11Batizadoβαπτίζω (baptízō)טָבַל (taval)Batizado
12πτύον (ptýon)קַמַּץ (qamatz)
13JordãoἸορδάνης (Iordánēs)יַרְדֵּן (Yarden)Jordão
15Justiçaδικαιοσύνην (dikaiosýnēn)צֶדֶק (tzedek)Justiça
16Céuοὐρανοὶ (ouranoí)שָׁמַיִם (shamayim)Céu
17Filhoυἱός (huiós)בֵּן (ben)Filho
O melhor curso de HEBRAICO online
capítulo 3 de mateus
Matheus capítulo 3
Siga o nosso INSTAGRAM: Fala Cristão!

Compartilhe agora mesmo:

Livro digital GRATUITO.

Entenda o que é e como Desenvolver sua Fé.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Criado por WP RGPD Pro