A bíblia interpreta a ela mesma.
O primeiro passo que queremos apresentar referente às dicas para interpretar a bíblia é saber que a palavra de Deus é a sua própria intérprete.
Muitas vezes quando a gente lê a palavra de Deus nós vamos nos deparar com versículos obscuros, contextos difíceis de se compreender.
E, quando isso acontecer, nós não devemos colocar sobre a bíblia a nossa visão particular.
Não devemos impor sobre a palavra de Deus aquilo que achamos que o texto significa.
A bíblia sempre terá a resposta para aquele versículo que pra nós é difícil de se compreender.
Por exemplo: 1 Pedro 4: 6, vai falar que o evangelho foi pregado aos mortos.
À primeira vista parece que Pedro afirmando a chance de salvação depois da morte devido a pregação do evangelho aos mortos.
Mas quando você olha a ampla gama de versículos das escrituras que mostram que depois da morte já não há mais salvação, você desconfia que Pedro está dizendo outra coisa.
Ele não está dizendo que a pessoa pode ouvir o evangelho depois que morreu, a bíblia interpreta a si própria.
Esse versículo de 1 Pedro 4:6 verdadeiramente fala que Jesus está no Hades proclamando o que o a bíblia falou acerca Dele, dizendo que Ele é o Cristo.
Quando nos depararmos com um versículo difícil de se compreender na palavra de Deus podemos ter a certeza que alguma outra parte da palavra vai nos dar esclarecimento sobre aquilo que não entendemos
Então, a bíblia é a sua própria intérprete, façamos como Paulo em 1 Coríntios 2: 5-13.
Nós devemos comparar coisas espirituais, como espirituais.
ANÁLISE DO CONTEXTO
Um segundo passo para facilitar a interpretação da palavra de Deus é a análise do contexto em que aquele versículo, capítulo ou livro foi escrito.
Muitas pessoas não compreendem certo os versículos, muitas pessoas não entendem certos trechos da palavra e outras até colocam sobre a bíblia o título de contraditória porque esquecem de uma regra fundamental.
A qual é, simplesmente, olhar o contexto. E o que é o contexto?
O contexto é aquilo que vem antes do versículo, ou do capítulo que estamos considerando.
Portanto, contexto pode ser o versículo anterior, o versículo posterior; pode ser a carta toda ou livro. Tudo isso é o contexto.
Então, é importantíssimo que estejamos de olho no contexto, até porque texto fora de contexto é pretexto para qualquer coisa.
Vamos exemplificar no Salmo 14 está escrito que não há Deus.
Esse Salmo está afirmando e confirmando o ateísmo? É claro que não.
Observando o contexto, esse Salmo está falando do homem tolo e insensato que diz em seu coração que não há Deus.
Portanto, quando olhamos o contexto nós recebemos esclarecimento de algo que pode estar escuro à primeira vista para nós.
FAÇA COMPARAÇÃO ENTRE VERSÕES DA BÍBLIA
Pode ser que você esteja usando uma versão da bíblia mais antiga, cuja linguagem hoje está em desuso.
Isso muitas vezes prejudica o nosso entendimento de um texto, mas, quando você pega essa bíblia mais antiga e o texto que você não está conseguindo compreender.
E compara com uma versão mais atual, vai facilitar seu entendimento, vai esclarecer muito na compreensão da palavra de Deus.
LEIA DE ACORDO COM O GÊNERO LITERÁRIO
Leia os livros da bíblia de acordo com o seu gênero literário que foi escrito cada livro.
A bíblia é composta de 66 livros, e cada um desses livros se encaixa em um gênero literário.
A maior parte dos livros do Antigo Testamento, por exemplo, são históricos, são narrações históricas.
Os Salmos são poéticos, o livro de Provérbios é um livro de sabedoria, no Novo Testamento temos os evangelhos como biografias.
As cartas de Paulo, nós as temos como doutrinárias. O livro de Atos é um livro histórico do Novo Testamento.
Dessa forma, quando temos em mente que cada livro tem o seu gênero literário, passamos a ler cada um deles com entendimento literário do autor.
Isso facilitará muito a nossa compreensão, quando lermos os evangelhos tenho que ter em mente que os evangelistas estavam narrando a vida de Jesus segundo uma biografia de jesus e do seu ministério.
Quando lermos as cartas de Paulo, temos que ler sabendo que ali está o coração de um pastor preocupado com as igrejas, por isso são cartas doutrinárias.
Ler livros históricos do Antigo Testamento, deve-se ler sabendo que aquilo são histórias para nos mostrar o agir de Deus para identificar a minha fé.
Então, cada livro da bíblia tem o seu objetivo, está inserido dentro de um gênero literário e quando reconhecemos isso, passamos a ler a partir disso.
Certamente vou interpretar melhor a palavra de Deus.
TOME CUIDADO COM A LINGUAGEM FIGURADA
O quinto passo que queremos indicar para uma melhor interpretação da palavra de Deus é: tome muito cuidado com a linguagem figurada da bíblia.
Devemos interpretar a bíblia literalmente, contudo, há muitas partes da bíblia que fazem uso de linguagem figurada, linguagem metafórica e não devemos tomar essas linguagens ao pé da letra.
Por exemplo, em João 15 Jesus disse que ele é a videira, já em João 10 Jesus fala que ele é a porta. em João 14 ele disse que ele é o caminho.
Nós não devemos tomar essas passagens ao pé da letra e dizer que Jesus é feito de madeira, ou que jesus tem galhos em uma folhagem como uma videira.
Isso, na verdade é uma linguagem figurada. Jesus usou da linguagem metafórica para mostrar para os seus discípulos que isso apontava para uma realidade do seu ministério.
Assim como uma videira Jesus fornecem nutrientes espirituais para nós que estamos ligados Nele, assim como um caminho Jesus nos conduz ao Pai.
Na verdade, é o único caminho.
Assim como uma porta Jesus dá acesso ao descanso espiritual.
É isso que Jesus que dizer com essas linguagens metafóricas.
Portanto, nós não devemos tomá-las no seu sentido literal, ao pé da letra, porque faremos muita confusão na palavra de Deus.
ORAÇÃO
O último passo que queremos citar para melhor interpretar a palavra de Deus é a oração.
Ore e peça ajuda do Espírito Santo, porque ele é o melhor professor de interpretação.
Na verdade, Jesus em João 16:13:
“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”.
Dessa forma, a vontade de Deus, o desejo do Espírito Santo é de ensinar a sua palavra.
Foi Ele quem inspirou a palavra de Deus e é Ele quem quer nos ajudar a ter total entendimento e colocar em prática o que foi ensinado por Ele.
Ore, busque do Espírito Santo a sabedoria necessária, não apenas para compreender a palavra de Deus, mas força e graça também para colocar o que você aprendeu em prática.
Ele não vai rejeitar sua oração, pelo contrário, Ele vai te atender prontamente e vai te ajudar em cada uma das partes da palavra que ele próprio inspirou.
Essas foram algumas dicas que indicamos para melhor compreensão da palavra de Deus, e caso você queira ter um ensinamento sem compromisso de horário, abaixo está disponível o curso que indicamos em nosso site, CONHEÇA SUA BÍBLIA DE CAPA A CAPA, clique e confira.
Deixe um comentário